PT
BR



    Significado de guia-se-ta

    A forma guia-se-tapode ser [feminino singular de guiaguia], [masculino e feminino singular de guiaguia], [masculino singular de guiaguia], [segunda pessoa singular do imperativo de guiarguiar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de guiarguiar] ou [topónimo de guiaguia].

    Secção de palavras relacionadas

    ( gui·a

    gui·a

    )


    nome feminino


    nome de dois géneros


    nome masculino


    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "guia-se-ta" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    prévio | adj.

    Feito ou dito com antecipação, antes de outra coisa....


    teleguiado | adj.

    Que é guiado à distância....


    ecoguiado | adj.

    Que é guiado através de ecografia (ex.: procedimentos ecoguiados; biopsia ecoguiada)....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio". Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis, pergunto a razão deste desencontro.