PT
BR
Pesquisar
Definições



gragéia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
grageiagragéiagrageia
( gra·gei·a

gra·géi·a

gra·gei·a

)


nome feminino

1. Confeito miúdo.

2. Pílula ou grânulo medicamentoso preparado com xarope aromático.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DRÁGEA, DRAGEIA, GRANGEIA

etimologiaOrigem etimológica: francês dragée.
grafiaGrafia no Brasil:gragéia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:grageia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: gragéia.
grafiaGrafia em Portugal:grageia.
gragéiagragéia

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.