Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

geográfico

geográficogeográfico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ge·o·grá·fi·co ge·o·grá·fi·co


adjectivo
adjetivo

1. Relativo a geografia.

2. Que trata de geografia.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "geográfico" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

51), não afastando a existência, nesse espaço geográfico de Angola, de falantes de outros idiomas de origem bantu, com predominância aos ovimbundu..

Em Ensaios. Recúos e avanços. Tudo sobre a vida...

no planalto da Antártica, a poucos metros do Polo Sul geográfico não marcado..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Quem conhece o espaço geográfico da Amazônia sabe bem que, diante dessa decisão, a tropa permaneceu

Em catadordepapeis.blogspot.com

Coloca-se em destaque o movimento geográfico ‘centrífugo’, quase em círculos concêntricos, desde Jerusalém

Em Blog da Sagrada Família

desde períodos anteriores à constituição de Portugal muito devido ao isolamento geográfico da Terra de Miranda, que assim facilitou ao longo dos séculos a transmissão de...

Em Not
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Eu gostaria de saber qual é o masculino da expressão primeira-dama, uma vez que hoje temos várias mulheres ocupando cargos de poderes antes de exclusividade designados ao sexo masculino. Como poderíamos chamar o marido de uma prefeita?
Até à data não há nenhuma forma dicionarizada que designe o marido de uma governante. Talvez porque só recentemente se verifica um maior número de pessoas do sexo feminino a ocupar lugares governativos de topo (a este respeito, consulte, por favor a resposta juiz/juíza). É possível que futuramente surja alguma denominação própria para o marido de uma presidente, por exemplo, mas de momento só é possível avançar formas especulativas (ex.:primeiro-cavalheiro?), algumas delas jocosas (ex.: primeiro-damo??), mas nenhuma delas consagrada pelo uso nem registada em dicionários ou vocabulários de língua portuguesa. Regra geral, identifica-se o indivíduo em questão apenas como marido da presidente, da prefeita, da governadora, etc.
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/geogr%C3%A1fico [consultado em 29-11-2022]