PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

geográfico

Relativo aos elementos ou problemas geográficos na sua relação com os elementos ou problemas económicos....


diatópico | adj.

Que se distribui ou se diferencia de forma geográfica (ex.: variação diatópica)....


Que tem uma ampla distribuição geográfica ou se adapta a qualquer meio....


Que é relativo ou próprio da região geográfica imediatamente a sul do círculo polar árctico (ex.: clima subárctico, região subárctica)....


Que é relativo ou próprio da região geográfica imediatamente a norte do círculo polar antárctico (ex.: clima subantárctico, região subantárctica)....


orónimo | n. m.

Nome dos acidentes geográficos ligados à terra; montes, serras, etc....


Processo de localização geográfica de determinado objecto espacial através da atribuição de coordenadas....


mesorregião | n. f.

Região geográfica extensa, mas de dimensão inferior à macrorregião....


Estudo da distribuição geográfica de grupos étnicos e da sua relação com o meio ambiente em que habitam....


fáunula | n. f.

Conjunto dos pequenos animais de um local....


cartografia | n. f.

Arte de traçar mapas geográficos ou topográficos....


cartologia | n. f.

Colecção de cartas ou mapas geográficos....


geodesia | n. f.

Ciência que ensina a medir a Terra ou uma parte da sua extensão, bem como o processo de levantamento dos mapas geográficos....


simpatria | n. f.

Coexistência de duas ou mais populações na mesma área geográfica....


arcifínio | adj. | n. m.

Que tem um limite geográfico natural (ex.: fronteira arcifínia)....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas