PT
BR
Pesquisar
Definições



genérica

A forma genéricaé [feminino singular de genéricogenérico].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
genéricogenérico
( ge·né·ri·co

ge·né·ri·co

)


adjectivoadjetivo

1. Do género ou a ele relativo.

2. Tratado na generalidade, sem especificidades ou pormenores. = GERAL, INDETERMINADO, VAGO


nome masculino

3. [Farmácia] [Farmácia] Medicamento cuja fórmula caiu no domínio público e que é vendido sob a denominação comum a um preço inferior ao da especialidade correspondente.

4. Parte de um filme ou de uma emissão de televisão onde são indicados os nomes dos colaboradores ou participantes. = CRÉDITOS, FICHA TÉCNICA

etimologiaOrigem etimológica:género + -ico.

Auxiliares de tradução

Traduzir "genérica" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.