PT
BR
Pesquisar
Definições



genericamente

A forma genericamentepode ser [derivação de genéricogenérico] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
genericamentegenericamente
( ge·ne·ri·ca·men·te

ge·ne·ri·ca·men·te

)


advérbio

De modo genérico.

etimologiaOrigem etimológica:genérico + -mente.
genéricogenérico
( ge·né·ri·co

ge·né·ri·co

)


adjectivoadjetivo

1. Do género ou a ele relativo.

2. Tratado na generalidade, sem especificidades ou pormenores. = GERAL, INDETERMINADO, VAGO


nome masculino

3. [Farmácia] [Farmácia] Medicamento cuja fórmula caiu no domínio público e que é vendido sob a denominação comum a um preço inferior ao da especialidade correspondente.

4. Parte de um filme ou de uma emissão de televisão onde são indicados os nomes dos colaboradores ou participantes. = CRÉDITOS, FICHA TÉCNICA

etimologiaOrigem etimológica:género + -ico.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.