PT
BR
Pesquisar
Definições



gelosias

A forma gelosiasé [feminino plural de gelosiagelosia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gelosiagelosia
( ge·lo·si·a

ge·lo·si·a

)
Imagem

Grade de fasquias de madeira ou outro material que se coloca no vão de janelas ou portas, para proteger da luz e do calor, e através da qual se pode ver sem ser visto.


nome feminino

1. Grade de fasquias de madeira ou outro material que se coloca no vão de janelas ou portas, para proteger da luz e do calor, e através da qual se pode ver sem ser visto.Imagem = ADUFA, RÓTULA

2. Estrutura para fechar janela, porta ou varanda através de uma espécie de grade de malha fina que permite iluminação parcial e arejamento (ex.: gelosia de madeira; gelosia de pedra; gelosia metálica).Imagem

3. Persiana que pode ser enrolada no topo.Imagem = VENEZIANA

etimologiaOrigem etimológica:italiano gelosia.

iconeConfrontar: zelosia.
gelosiasgelosias

Auxiliares de tradução

Traduzir "gelosias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).