Significado de gateardes-vo-los

    A forma gateardes-vo-lospode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de gateargatear] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de gateargatear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gateargatear
    ( ga·te·ar

    ga·te·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Travar (com gatos de ferro ou outro metal); deitar gatos em (louça).

    2. [Informal] [Informal] Arranhar.

    verbo intransitivo

    3. Engatinhar.

    4. [Informal] [Informal] Ralhar, contender.

    5. [Brasil] [Brasil] [Caça] [Caça] Fazer negaças à caça.

    6. Roubar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    gateado | adj.

    Seguro ou preso com gatos de metal....


    gatear | v. tr. | v. intr.

    Travar (com gatos de ferro ou outro metal); deitar gatos em (louça)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "gateardes-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Sou aluna da faculdade de letras da Universidade de Lisboa e na cadeira de Geografia das Actividades Económicas foi-me fornecido um texto com a seguinte frase: "Hoje as questões centrais são aspectos económicos, mas também societais." A minha questão é: a palavra "societais" é uma nova versão de "sociais" ou tem outro significado? E, se sim, qual?