Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
gateirogateiro | adj. s. m. | adj. | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ga·tei·ro ga·tei·ro
(gato + -eiro)
adjectivo e substantivo masculino
adjetivo e substantivo masculino

1. Que ou quem é amigo ou tratador de gatos.

adjectivo
adjetivo

2. Relativo a gato ou por onde pode entrar ou sair gato (ex.: porta gateira).

substantivo masculino

3. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa que coloca grampos de metal em louça para a consertar.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.




Tenho uma dúvida em relação ao gerúndio. Posso utilizá-lo da seguinte forma: Eu estarei recolhendo os tickets... ou deve ser no presente?
O gerúndio é uma forma verbal invariável, usada isoladamente com valor de advérbio (ex.: Contornando a casa, encontrou a porta da cozinha; Afastou-se resmungando) ou em locuções verbais (ex.: Estava construindo uma casa de férias; Andou estudando muitos anos).

Estas locuções verbais são construídas com um verbo auxiliar ou semiauxiliar conjugado e um verbo principal no gerúndio, mas têm o mesmo valor se forem construídas com um verbo auxiliar ou semiauxiliar conjugado seguido de preposição a e de um verbo principal no infinitivo (ex.: Estava a construir uma casa de férias; Andou a estudar muitos anos). Tanto num caso como noutro, o verbo auxiliar ou semiauxiliar pode estar conjugado em qualquer tempo verbal (ex.: Daqui a um ano estará construindo uma casa de férias; Anda estudando há muitos anos).

Poderá então utilizar eu estarei recolhendo os tickets se se referir a uma acção futura.

pub

Palavra do dia

isc·no·fo·ni·a isc·no·fo·ni·a
(grego iskhnofonía, -as, hesitação do discurso)
substantivo feminino

Fraqueza da voz.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/gateiro [consultado em 24-01-2020]