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gótico

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góticogótico
( gó·ti·co

gó·ti·co

)
Imagem

Artes plásticasArtes plásticas

Diz-se de ou estilo artístico que se espalhou na Europa do século XII à Renascença.


adjectivoadjetivo

1. Relativo aos godos, povo germânico.

2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Diz-se de ou estilo artístico que se espalhou na Europa do século XII à Renascença.Imagem

4. [Literatura] [Literatura] Diz-se de ou estilo literário que valoriza ambientes misteriosos ou lúgubres.

5. [Tipografia] [Tipografia] Diz-se de ou tipo de letra angulosa.


nome masculino

6. Período em que se desenvolveu a arte gótica.

7. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua falada pelos godos.


gótico flamejante

[Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura]  Fase tardia do estilo gótico, caracterizada por motivos ornamentais em forma de chama.

gótico florido

[Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura]  O mesmo que gótico radiante.

gótico radiante

[Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura]  Fase do estilo gótico, na segunda metade do século XIII, caracterizada por numerosos motivos ornamentais e grandes rosáceas polilobadas.

etimologiaOrigem etimológica:latim gothicus, -a, -um.

góticogótico

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Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber qual a pronúncia correcta de periquito?
Ao contrário da ortografia, que é regulada por textos legais (ver o texto do Acordo Ortográfico), não há critérios rigorosos de correcção linguística no que diz respeito à pronúncia, e, na maioria dos casos em que os falantes têm dúvidas quanto à pronúncia das palavras, não se trata de erros, mas de variações de pronúncia relacionadas com o dialecto, sociolecto ou mesmo idiolecto do falante. O que acontece é que alguns gramáticos preconizam determinadas indicações ortoépicas e algumas obras lexicográficas contêm indicações de pronúncia ou até transcrições fonéticas; estas indicações podem então funcionar como referência, o que não invalida outras opções que têm de ser aceites, desde que não colidam com as relações entre ortografia e fonética e não constituam entraves à comunicação.

A pronúncia que mais respeita a relação ortografia/fonética será p[i]riquito, correspondendo o símbolo [i] à vogal central fechada (denominada muitas vezes “e mudo”), presente, no português europeu, em de, saudade ou seminu. Esta é a opção de transcrição adoptada pelo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e do Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora. Há, no entanto, outro fenómeno que condiciona a pronúncia desta palavra, fazendo com que grande parte dos falantes pronuncie p[i]riquito, correspondendo o símbolo [i] à vogal anterior fechada, presente em si, minuta ou táxi. Trata-se da assimilação (fenómeno fonético que torna iguais ou semelhantes dois ou mais segmentos fonéticos diferentes) do som [i] de p[i]riquito pelo som [i] de per[i]qu[i]to.

A dissimilação, fenómeno mais frequente em português e inverso da assimilação, é tratada na resposta pronúncia de ridículo, ministro ou vizinho.