Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fratricídio

fratricídiofratricídio | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fra·tri·cí·di·o fra·tri·cí·di·o


(latim fratricidium, -ii, assassinato de um irmão)
nome masculino

1. Homicídio de um irmão ou irmã; crime de fratricida.

2. [Figurado]   [Figurado]  Guerra civil.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Falou-se num ' fratricídio ' insólito, porém necessário à equipa 'encarnada', impedindo que a camisola amarela

Em O INDEFECTÍVEL

Uma mulher, identificada como Camila, sofreu tentativa de homicídio na manhã desta quarta-feira (26) próximo a feira da Central de Abastecimento do Malhado, zona norte de Ilhéus. De acordo com informações obtidas com a polícia, o autor do crime é o próprio irmão da vítima, que de posse de uma faca, tipo peixeira, desferiu…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Mais uma discussão por motivo fútil, acabou em assassinato na região cacaueira. Um grupo se reuniu para uma confraternização familiar na zona rural da cidade de Santa Luzia quando um homem, não identificado, discutiu com o próprio irmão por causa de um cigarro. Eles entraram em vias de fato, mas foram separados por outros…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...o pontífice reafirmou que, apesar de tudo, a fraternidade é mais forte que o fratricídio , a esperança, mais forte que a morte, e a paz

Em Caderno B

...tudo, reafirmamos a nossa convicção de que a fraternidade é mais forte que o fratricídio , que a esperança é mais forte que a morte

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho algumas dúvidas relativamente à posição do pronome nas seguintes estruturas gramaticais, deve dizer-se: a) gostava de o ver ou gostava de vê-lo; b) tenho o prazer de o convidar ou tenho o prazer de convidá-lo?
Nas frases apontadas, ambas as hipóteses podem ser utilizadas e nenhuma delas é considerada incorrecta. Nas hipóteses gostava de vê-lo e tenho o prazer de convidá-lo, o pronome átono o ocupa a sua posição canónica, à direita do verbo de que depende (ver e convidar, respectivamente), mas, na colocação dos clíticos, as preposições provocam geralmente a próclise, isto é, a atracção do clítico para antes do verbo (gostava de o ver e tenho o prazer de o convidar). Esta colocação proclítica é, no entanto, obrigatória quando o verbo está no infinitivo flexionado (ex.: Empresto-te o livro, mas é para o leres com atenção; Ele indignou-se por lhe omitirmos informação; e nunca *Empresto-te o livro, mas é para lere-lo com atenção; *Ele indignou-se por omitirmos-lhe informação; o asterisco indica agramaticalidade).

A descrição feita acima não se aplica à preposição a, com a qual não há geralmente atracção do clítico (ex.: Eles estavam a insultar-se; Aconselhei as crianças a reconciliarem-se; e não *Eles estavam a se insultar; Aconselhei as crianças a se reconciliarem), senão em registos dialectais do português europeu e, mais frequentemente, no português do Brasil.




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).

pub

Palavra do dia

cor·mo·rão cor·mo·rão


(francês cormoran)
nome masculino

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves aquáticas do género Phalacrocorax, de plumagem negra ou acinzentada, pescoço longo, bico comprido e recurvado e patas curtas, do tamanho aproximado de um pato. = BIGUÁ, CORVO-MARINHO, GALHETA

Plural: cormorões.Plural: cormorões.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fratric%C3%ADdio [consultado em 03-07-2022]