PT
BR
Pesquisar
Definições



fofarem

A forma fofarempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de fofarfofar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de fofarfofar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fofarfofar
( fo·far

fo·far

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Vestuário] [Vestuário] Pôr fofos ou tufos em.

2. Tornar fofo, macio. = AFOFAR


verbo transitivo e pronominal

3. [Informal] [Informal] Tornar(-se) enfatuado.


verbo intransitivo

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ir para o fofo, para a cama, com alguém; ter relações sexuais com.

etimologiaOrigem etimológica:fofo + -ar.

fofaremfofarem


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.