Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fineza

finezafineza | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fi·ne·za |ê|fi·ne·za |ê|


nome feminino

1. Qualidade daquilo que é fino ou delgado.

2. [Figurado]   [Figurado]  Pureza.

3. Delicadeza, obséquio.

4. Primor, amabilidade.

Confrontar: finesa.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fineza" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...lhe são conhecidos — a tomada de decisão certa, o gosto pela tabela, a fineza técnica — com virtudes menos associadas à sua figura — golo, continuidade ao longo...

Em O INDEFECTÍVEL

admirável paz com a mesma ternura e fineza que se pratica entre os noivos»..

Em Castelo Branco - O ALBICASTRENSE

...Ramalho Ortigão que me revejo e cuja escrita revisito e admiro, pela coragem, pela fineza da critica de costumes tão mordaz

Em foguetabraze

Era um merdeiro, humilde de nascença, mas tão convicto da fineza aristocrática do seu espírito que julgava poder permitir-se extremos de pulhice..

Em TEMPO CONTADO

Há pedalada, há fineza técnica, há juventude, há gente batida, há aparentemente uma ideia de jogo apreendida..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



As palavras "Ajuntar" e "Juntar" podem ambas ser usadas no mesmo sentido para "recolher algo do chão"?
Nenhum dicionário regista exaustivamente o léxico de uma língua. O sentido de "recolher algo do chão" para os verbos juntar e ajuntar (que podem ser considerados variantes) não se encontra em geral dicionarizado, à excepção do Dicionário Priberam e do Dicionário Houaiss. Parece-nos tratar-se de um regionalismo, nomeadamente presente no dialecto madeirense (uma vez que pelo menos na Madeira é usado nessa acepção), entre outros possíveis.
No Dicionário Houaiss, o verbo juntar aparece com o significado "recolher, apanhar (coisas)", e com o exemplo "na feira, as crianças juntavam as frutas tombadas das barracas". O facto de aparecer também registado num dicionário brasileiro como o Dicionário Houaiss (que também tem uma edição portuguesa, onde esta acepção não sofreu alteração), pode indiciar que esta acepção terá também curso no Brasil, ainda que seja este o único dicionário brasileiro que a registe.

pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fineza [consultado em 03-12-2022]