Significado de finara-vo-los

    A forma finara-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de finarfinar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de finarfinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    finarfinar
    ( fi·nar

    fi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Acabar; findar; finar-se.

    2. [Brasil] [Brasil] Desmaiar; perder os sentidos.

    verbo pronominal

    3. Morrer.

    4. [Por extensão] [Por extensão] Definhar-se, consumir-se.


    finar-se de

    •Padecer de; morrer de.

    finar-se por

    •Desejar ardentemente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "finara-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coado | adj.

    Fundido....


    lepto- | elem. de comp.

    Exprime a noção de delgado, fino, miúdo (ex.: leptodonte)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "finara-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?


      Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.