PT
BR
Pesquisar
Definições



figuinha

A forma figuinhapode ser [derivação feminino singular de figafiga] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
figuinhafiguinha
( fi·gui·nha

fi·gui·nha

)


nome feminino

1. Pequena figa.

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a diversas aves passeriformes da família dos traupídeos, do género Conirostrum.

etimologiaOrigem etimológica: figa + -inha, feminino de -inho.
figafiga
( fi·ga

fi·ga

)
Imagem

Amuleto do feitio de mão fechada com a extremidade do polegar passada entre o indicador e o médio.


nome feminino

1. Amuleto do feitio de mão fechada com a extremidade do polegar passada entre o indicador e o médio.Imagem = DÍGITE

2. Mão assim disposta.

3. Esconjuro.

4. Amuleto.

5. Redemoinho de pêlo na barriga do cavalo, onde a espora fere.


interjeição

6. Expressão usada para afastar algo ou alguém. = ABRENÚNCIO


de uma figa

[Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Que é ruim ou de pouco valor (ex.: taberneiro de uma figa). = DESPREZÍVEL

[Informal] [Informal] Que incomoda, que causa irritação (ex.: mosca de uma figa).

fazer figas

Fechar a mão, colocando o dedo polegar entre o indicador e o médio, para afastar o azar ou o mau-olhado (ex.: façam figas e torçam para que o negócio dê certo).

figas, canhoto!

Exclamação usada para afastar perigos ou acontecimentos nefastos.

etimologiaOrigem etimológica: francês figue, do provençal antigo figa, do latim vulgar fica, do latim ficus, -i, figo.
figuinhafiguinha


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.