PT
BR
Pesquisar
Definições



fatia

A forma fatiapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fatiarfatiar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fatiarfatiar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fatiafatia
( fa·ti·a

fa·ti·a

)
Imagem

Pedaço delgado cortado a todo o comprimento ou a toda a largura de um alimento (ex.: fatia de carne; fatia de melancia; fatia de pão).


nome feminino

1. Pedaço delgado cortado a todo o comprimento ou a toda a largura de um alimento (ex.: fatia de carne; fatia de melancia; fatia de pão).Imagem = TALHADA

2. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Porção de alguma coisa (ex.: fatia dos lucros). = QUINHÃO


fatia dourada

Fatia de pão embebida em leite e frita, depois de passada por ovo, que se serve geralmente polvilhada de açúcar e canela ou com calda.Imagem = RABANADA

fatia parida

O mesmo que fatia dourada.

etimologiaOrigem etimológica:árabe fitata, migalha.
fatiarfatiar
( fa·ti·ar

fa·ti·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar em fatias.

2. Fazer em pedaços.

etimologiaOrigem etimológica:fatia + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fatia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).