PT
BR
Pesquisar
Definições



farozinho

A forma farozinhoé [derivação masculino singular de farofaro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
faro1faro1
( fa·ro

fa·ro

)


nome masculino

1. Olfacto, geralmente muito apurado, dos animais (ex.: faro de cão).

2. [Por extensão] [Por extensão] Cheiro que exalam certos animais.

3. [Figurado] [Figurado] Perspicácia; indício, peugada.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
faro2faro2
( fa·ro

fa·ro

)
Imagem

Pouco usadoPouco usado

Construção em que há um foco luminoso para guia nocturno dos navegantes.


nome masculino

[Pouco usado] [Pouco usado] Construção em que há um foco luminoso para guia nocturno dos navegantes.Imagem = FAROL

etimologiaOrigem etimológica:latim Pharus, -i ou Pharos, -i, do grego Fáros, -ou, topónimo [ilha e farol perto de Alexandria, no Egipto].


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.