Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fantasioso

fantasiosofantasioso | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fan·ta·si·o·so |i-ô|fan·ta·si·o·so |i-ô|


(fantasia + -oso)
adjectivo
adjetivo

1. Em que há fantasia (ex.: comédia fantasiosa).

2. Que é do domínio da imaginação. = IMAGINATIVO, IMAGINOSO

Plural: fantasiosos |ó|.Plural: fantasiosos |ó|.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

E a Marianinha sabe o que é um curriculum fantasioso ??

Em CP - Cromos de Portugal

Nesse mundo fantasioso , era um medo real para os seguidores do mito que Lula fechasse igrejas...

Em blog0news

...partidária facilitada por uma hipotética maioria absoluta que é sistematicamente evocada sob comprometido factor fantasioso de objectividade e que, na verdade, só o é relativamente a uma restrita percentagem...

Em A Quinta Lusitana

...realizaçao Yates dedicou-se totalmente a este projeto, e sabe como poucos criar o mundo fantasioso de ROwling, mesmo que isso seja algo repetitivo numa carreira onde faltam outros

Em Bateman's critics

...quis deixar bem vincado, numa conversa que foi andando, andando, até chegar ao mundo fantasioso e clássico de Walt Disney, os hoje tão contestados contos de fadas..

Em largo da memória
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.
pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fantasioso [consultado em 03-12-2022]