PT
BR
Pesquisar
Definições



fábricas

Será que queria dizer fabricas?

A forma fábricasé [feminino plural de fábricafábrica].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fábricafábrica
( fá·bri·ca

fá·bri·ca

)


nome feminino

1. Acto ou efeito. = FABRICAÇÃO, FABRICO

2. Trabalho.

3. Construção de um edifício. = EDIFICAÇÃO

4. Grande edifício.

5. Estrutura, forma.

6. Maquinismo engenhoso.

7. Estabelecimento onde se fabrica alguma coisa ou se prepara algum produto.

8. Pessoal que trabalha numa fábrica.

9. Receita ou rendas de uma igreja ou a sua administração.

10. [Figurado] [Figurado] Causa, origem (de um acontecimento).

11. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Amanho, cultivo.

etimologiaOrigem etimológica:latim fabrica, -ae, profissão de artífice, fabricação, ardil, oficina.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fábricas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).