PT
BR
Pesquisar
Definições



expoliu

A forma expoliué [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de expolirexpolir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
expolirexpolir
|eis| ou |es| |eis| ou |es|
( ex·po·lir

ex·po·lir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Fazer revisão a um texto ou a um discurso para polir, embelezar ou aperfeiçoar; fazer expolição.

etimologiaOrigem etimológica:latim expolio, -ire, polir completamente, dar lustro, ornar, embelezar, aperfeiçoar, cultivar.
Confrontar: expelir.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.