Significado de evadimos-no-los

    A forma evadimos-no-lospode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de evadirevadir] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de evadirevadir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    evadirevadir
    ( e·va·dir

    e·va·dir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Evitar; escapar.

    2. [Figurado] [Figurado] Iludir, sofismar.

    verbo pronominal

    3. Fugir (de onde se estava retido).

    4. Desaparecer; escapar-se (para lugar incerto).

    etimologiaOrigem:latim evado, -ere, sair de, livrar-se de, chegar a, conseguir.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "evadimos-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    evasão | n. f.

    Ato de evadir ou de se evadir (ex.: crime de evasão; deste local não há evasão possivel; evasão escolar)....


    evadido | adj. n. m.

    Que ou aquele que se evadiu....


    evasivo | adj.

    Que facilita a evasão....


    evasor | adj. n. m.

    Que ou quem evade ou se evade....


    evadir | v. tr. | v. pron.

    Evitar; escapar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "evadimos-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.


      Como posso acrescentar "-o" aos verbos fazer, ter ou trazer na 2ª pessoa do presente do indicativo e imperativo? Para o verbo ter costumo usar "tens-no" mas pelo que li aqui devia ser "tens-lo". Também tenho dúvida na 2ª pessoa do imperativo, pois devia ser "tem-o". Costumo usar "tem-no". O verbo fazer não costumo usar no presente, mas gostaria de saber se é "faze-lo" e confirmar que se diz "fá-lo" no imperativo.