Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

etimológico

etimológicoetimológico | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·ti·mo·ló·gi·co e·ti·mo·ló·gi·co


(latim etymologicus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Da etimologia ou a ela relativo.

2. Baseado na etimologia.

nome masculino

3. Etimologista.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "etimológico" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...entanto, uma teoria da Palavra arrisca ainda o que verdadeiramente não diz, no sentido etimológico de indicar, fazer signo… , mas apenas ‘anda à volta’ constituindo a ‘palavra’ (do...

Em NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Contentores são enormes recipientes de ferro que revolucionaram a circulação de mercadorias… que content am os consumid ores..... Por isso se tornaram um símbolo da globalização. Sobre ... a importância dos contentores vazios” Título de uma notícia do Público, 2/2/2021

Em alcatruz

Palavras que conduzem ao significado etimológico de Política e que é, ou não, do conhecimento dos candidatos..

Em De Rerum Natura

Num sentido puramente etimológico , não..

Em anabelamotaribeiro.pt

seu profundo significado etimológico ( passio ), que nos convoca para a sacrificial dimensão do sofrimento pelo outro..

Em Eternas Saudades do Futuro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Gostaria de saber das regras para o uso adequado da palavra se.
Para empregar correctamente a palavra se, é necessário analisar e perceber a diferença entre duas classificações, a de conjunção subordinativa (em 1) e a de pronome pessoal átono (em 2).

1 Como conjunção, a palavra se surge para ligar frases subordinadas e pode ter vários valores, que se podem resumir basicamente em:
1.1 Conjunção subordinativa condicional, para indicar uma condição ou uma hipótese (ex.: Só podem brincar na rua se não chover; Se chegares atrasado, a responsabilidade é tua).
1.2 Conjunção subordinativa integrante, para iniciar frases interrogativas indirectas (ex. Perguntou se aquilo era verdade).

2 Como pronome pessoal, a palavra se pode corresponder a quatro tipos de estruturas diferentes, estando sempre acompanhada de um verbo (antes ou depois).
2.1 Pronome pessoal átono reflexo, para indicar o complemento directo quando a acção do sujeito recai sobre ele próprio (ex.: Vestiu-se rapidamente.).
2.2 Pronome pessoal átono recíproco, para indicar o complemento directo sobre o qual recai uma acção mutuamente realizada e sofrida por um sujeito plural ou complexo (ex.: Cumprimentaram-se respeitosamente.).
2.3 Pronome pessoal átono que desempenha a função de sujeito indefinido ou indeterminado, com um valor próximo de a gente ou alguém (ex.: -se esse livro com muita facilidade).
2.4 Pronome pessoal átono apassivante, com um valor próximo de uma frase passiva (ex.: Arrenda-se loja no centro).

Sobre esta questão, e porque a palavra se é frequentemente confundida, na ortografia, com a terminação do pretérito imperfeito do conjuntivo, por favor consulte também outra dúvida relacionada em pretérito imperfeito do conjuntivo e presente do indicativo seguido de -se.

pub

Palavra do dia

er·ra·di·car er·ra·di·car

- ConjugarConjugar

(latim eradico, -are)
verbo transitivo

1. Arrancar pela raiz (ex.: vamos erradicar as plantas doentes). = DESARRAIGAR, EXTIRPAR

2. Fazer desaparecer (ex.: a vacinação erradicou a varíola; refere a necessidade de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades). = AFASTAR, ELIMINAR, EXCLUIR, EXPULSAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/etimol%C3%B3gico [consultado em 17-10-2021]