Significado de estremar-vo-los

    A forma estremar-vo-lospode ser [infinitivo de estremarestremar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de estremarestremar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de estremarestremar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de estremarestremar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de estremarestremar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    estremarestremar
    ( es·tre·mar

    es·tre·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Demarcar (terras) com estremas. = SEPARAR

    2. Distinguir.

    3. Dividir.

    etimologiaOrigem:estrema + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: extremar.

    Esta palavra no dicionário

    estremado | adj.

    Perfeito; sublime; apropriado; seleto, extraordinário....


    estreme | adj. 2 g.

    Muito puro ou sem mistura....


    limite | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.

    Linha que separa superfícies ou terrenos contíguos (Mais usado no plural.)...


    linda | n. f.

    Linha que delimita ou separa algo....


    extrema | n. f.

    Ponto mais distante; ponto extremo (ex.: ainda o viu na extrema do caminho)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "estremar-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      A descrição de "cigano" no Dicionário Priberam, entre outras coisas, diz que os ciganos são trapaceiros. Isto não devia ser revisto por ser preconceituoso?
      Um dicionário deve ter palavras e sentidos que podem insultar ou ofender? Além de "cigano", palavras como "galego", "monhé", "judeu", "preto", "fufa" ou "paneleiro"?