Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

estrearam

3ª pess. pl. pret. perf. ind. de estrearestrear
3ª pess. pl. pret. m.-q.-perf. ind. de estrearestrear
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·tre·ar es·tre·ar

- ConjugarConjugar

(estreia + -ar)
verbo transitivo

1. Usar pela primeira vez.

2. Ser o primeiro a servir-se de.

3. Inaugurar, começar.

verbo pronominal

4. Fazer alguma coisa pela primeira vez.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "estrearam" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Perante uma equipa da casa sem treinador no banco, com seis futebolistas a estrearam -se na

Em A PAIXÃO O BENFICA E O A.VISEU

Perante uma equipa da casa sem treinador no banco, com seis futebolistas a estrearam -se na I Liga nesta temporada e um guarda-redes como jogador de campo, Darwin...

Em O INDEFECTÍVEL

...perderam Uribe por lesão - Marcano e Zaidu terminaram a fazer número - e estrearam Danny Loader, que nos descontos com classe fechou a contagem..

Em Fora-de-jogo

3-0. Portugal venceu o Qatar em jogo particular realizado no estádio do Algarve. Um golo na primeira parte e dois na segunda deram o colorido ao encontro. Cristiano Ronaldo, após assistência de Diogo Dalot, fez o 1-0, aos 37 minutos. Já no segundo tempo (48') foi a vez de José Fonte fazer o segundo golo de Portugal. Aos…

Em Fora-de-jogo

Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas

Em Casa das Artes
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Mais uma vez, peço a vossa ajuda para o esclarecimento da seguinte dúvida: juridico-funcional ou jurídico-funcional, economico-financeiro ou económico-financeiro?
As formas correctas são as formas acentuadas: jurídico-funcional e económico-financeiro.



Qual das expressões é a correcta: de forma a ou por forma a? Caso ambas estejam correctas, qual a diferença entre elas e quando usar uma ou outra?
As duas expressões estão correctas e são locuções prepositivas sinónimas, significando ambas “para”, “a fim de” ou “de modo a” e indicando um fim ou objectivo (ex.: procedeu cautelosamente de forma a/por forma a evitar erros), sendo a locução por forma a menos usada que de forma a, como se pode verificar pela pesquisa em corpora e motores de busca na internet. Ambas se encontram registadas em dicionários de língua portuguesa.

Estas duas expressões, construídas com a preposição a, pertencem a um conjunto de locuções (do qual fazem parte de modo a ou de maneira a) cujo uso é desaconselhado por alguns puristas, com o argumento de que se trata de expressões de influência francesa, o que, neste caso, não parece constituir argumento suficiente para as considerar incorrectas. Acresce ainda que, em qualquer dos casos, locuções prepositivas como de/por forma a, de maneira a ou de modo a desempenham a mesma função da preposição para, que neste contexto introduz frases subordinadas infinitivas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para evitar erros), da mesma forma que, com alterações ao nível dos tempos verbais, as locuções conjuncionais de/por forma que, de maneira que ou de modo que desempenham a função da locução conjuncional para que, que neste contexto introduz frases subordinadas finitas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para que evitasse erros). Não parece assim haver motivo para deixar de usar umas ou outras.

pub

Palavra do dia

al·mo·ça·dei·ra al·mo·ça·dei·ra


(almoçar + -deira)
adjectivo feminino e nome feminino
adjetivo feminino e nome feminino

[Portugal]   [Portugal]  Diz-se de ou chávena grande, geralmente usada para tomar o pequeno-almoço.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/estrearam [consultado em 03-12-2021]