PT
BR
Pesquisar
Definições



estar nos azeites

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
azeiteazeite
( a·zei·te

a·zei·te

)
Imagem

Líquido oleoso que se extrai da azeitona.


nome masculino

1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona.Imagem

2. Óleo extraído de outros frutos ou de certos animais.

3. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Falta de qualidade estética; mau gosto (ex.: reparem bem naquele estilo, é só azeite!).


azeite de palma

Substância gorda extraída de várias palmeiras. = DENDÊ, ÓLEO DE PALMA

azeite de dendê

O mesmo que azeite de palma. = DENDÊ, ÓLEO DE PALMA

com os azeites

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Com mau humor ou grande irritação (ex.: torna-se insuportável quando anda com os azeites; não falem sobre isso enquanto ele estiver com os azeites).

estar nos azeites

[Brasil: Nordeste, Popular] [Brasil: Nordeste, Popular] Estar irritado, de mau humor.

etimologiaOrigem etimológica:az-zait, azeite, óleo, essência.

estar nos azeitesestar nos azeites

Auxiliares de tradução

Traduzir "estar nos azeites" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.