Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

estadístico

estadísticoestadístico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·ta·dís·ti·co es·ta·dís·ti·co


(estadista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo à estadística.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...evidencia brutal que da el subregistro, el ocultamiento, la imprecisión, el maquillamiento o enmascaramiento estadístico de las cifras que circulan sobre los 54 años del llamado conflicto interno colombiano,...

Em fiatenavirgem

permitieran discriminar los dos grupos de participantes, desarrollaron un modelo estadístico multivariable..

Em Luiz Martins

...demanda, confiabilidade e preservação 72-85 PDF Henrique Machado Santos, Daniel Flores Arquivo médico e estadístico do Hospital Universitário: fatores arquivísticos que contribuem para a gestão da qualidade…

Em antonio.regedor

...Ruso Para Hispanohablantes Or Read Online Viewer Search Kindle A - Fundamentos Del Razonamiento Estadistico Download Free..

Em bittiotrader.blogs.sapo.pt

Paquete estadístico potente, fiable y fácil de usar Minitab es uno de los programas estadísticos con...

Em descargasfilesweb.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Em que situações se utiliza a fim e afim?
Para distinguir entre a fim e afim, é necessário compreender que se trata de duas expressões homófonas (isto é, que se pronunciam da mesma maneira, mas têm grafias e significados distintos) que correspondem a duas construções diferentes. A expressão a fim usa-se na locução prepositiva a fim de, para indicar uma finalidade ou um objectivo, sendo equivalente a para. Usa-se ainda a locução estar a fim de, com o significado de “ter vontade ou desejo de algo”. O adjectivo afim usa-se com o significado de “que tem semelhanças ou afinidades com algo ou alguém” e é flexionável (ex.: trataram o assunto em agenda e um outro afim deste; não tinham interesses afins).
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/estad%C3%ADstico [consultado em 10-08-2022]