PT
BR
Pesquisar
Definições



esqueletizado

A forma esqueletizadopode ser [masculino singular particípio passado de esqueletizaresqueletizar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esqueletizadoesqueletizado
( es·que·le·ti·za·do

es·que·le·ti·za·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se esqueletizou.

2. Que está num estádio final de decomposição que se caracteriza pela desintegração ou liquefacção dos tecidos moles, ficando exposto o esqueleto (ex.: corpos parcialmente esqueletizados).

etimologiaOrigem etimológica:particípio de esqueletizar.
esqueletizaresqueletizar
( es·que·le·ti·zar

es·que·le·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar reduzido ao esqueleto (ex.: o incêndio esqueletizou a viatura; havia um avião a esqueletizar no mato; o crânio é uma das primeiras regiões do corpo a esqueletizar-se).


verbo transitivo

2. Definir o conjunto das linhas ou ideias principais (ex.: esqueletizar o projecto). = DELINEAR, ESBOÇAR

etimologiaOrigem etimológica:esqueleto + -izar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.