Significado de esputaram-no-la

    A forma esputaram-no-lapode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de esputaresputar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de esputaresputar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esputaresputar
    ( es·pu·tar

    es·pu·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    Salivar com frequência.

    etimologiaOrigem:latim sputo, -are, cuspinhar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: espotar.

    Esta palavra no dicionário

    esputo | n. m.

    Ato ou efeito de esputar....


    espotar | v. tr.

    Observar e anotar ou comunicar correções para melhorar a pontaria (ex.: espotar os tiros)....


    esputar | v. tr. e intr.

    Salivar com frequência....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "esputaram-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Ao considerar a palavra Aristo uma palavra do dicionário português (honra seja feita à marca austríaca desde 1862) não estamos a incorrer no erro de usar uma marca para definir algo? Imaginem: Em vez de significado de gasosa com sabor a cola, usarmos uma das marcas que exstem no mercado. Ainda mais injusto quando uma das referências que existe é: ... aristo tipo"rotring" ... (Rötring, como sabemos outra marca, desta vez alemã).