PT
BR
Pesquisar
Definições



escareada

A forma escareadapode ser [feminino plural e singular de escareadoescareado] ou [feminino singular particípio passado de escarearescarear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
escarearescarear
( es·ca·re·ar

es·ca·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cravar parafusos até que as cabeças fiquem ao nível da peça em que se cravam.

2. Fazer escavação cónica (em madeira, pedra, ou metal).

3. Alargar furos.

4. [Tipografia] [Tipografia] Rebaixar parte das matrizes que não devem sair na impressão.

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

escareadoescareado
( es·ca·re·a·do

es·ca·re·a·do

)


adjectivoadjetivo

Que se escareou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de escarear.

escareadaescareada

Auxiliares de tradução

Traduzir "escareada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).