Significado de ericem-se-lhas

    A forma ericem-se-lhaspode ser [terceira pessoa plural do imperativo de eriçareriçar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de eriçareriçar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    eriçareriçar
    ( e·ri·çar

    e·ri·çar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Deixar ou ficar espetado ou levantado (ex.: eriçar o cabelo; o pelo do gato eriçou-se). = ARREPIAR, ENCRESPAR, ERRIÇAR, OURIÇAR, RIÇAR

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "ericem-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    pontudo | adj.

    Que tem ponta; bicudo....


    eriçado | adj.

    Que está espetado, levantado; que se eriçou....


    assanhado | adj.

    Que tem muita sanha (ex.: gato assanhado)....


    horripilante | adj. 2 g.

    Que causa arrepio ou horripilação; que horripila (ex.: frio horripilante)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ericem-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?