PT
BR
Pesquisar
Definições



enxovalhar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enxovalharenxovalhar
( en·xo·va·lhar

en·xo·va·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar sujo, com nódoas ou sem brilho. = CONSPURCAR, MANCHAR, SUJAR

2. Deixar ou ficar marcado por dobras ou rugas. = AMARFANHAR, AMARROTAR, ENRUGARALISAR, DESAMARROTAR, ENDIREITAR

3. Agir ou ter um comportamento considerado vergonhoso ou impróprio da dignidade de alguém. = ABANDALHAR, ACHINCALHAR, CONSPURCAR, DESACREDITAR, MACULAR

4. Tornar ou ficar molhado por acção das ondas ou da rebentação do mar.


verbo transitivo

5. Dirigir insultos a. = AFRONTAR, DESLUSTRAR, INSULTAR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESENXOVALHAR

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez de enxovia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "enxovalhar" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".