Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

envenene

1ª pess. sing. pres. conj. de envenenarenvenenar
3ª pess. sing. imp. de envenenarenvenenar
3ª pess. sing. pres. conj. de envenenarenvenenar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

en·ve·ne·nar en·ve·ne·nar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Propinar veneno a.

2. Intoxicar; empeçonhar.

3. Misturar veneno em.

4. Estragar; perverter.

5. Deturpar o sentido de; interpretar em mal.

verbo pronominal

6. Tomar veneno.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "envenene" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Mas não queremos um desenvolvimento que envenene as águas

Em blog0news

O Bozo pode ter exigido uma contrapartida: " envenene a água

Em www.tonygoes.com.br

...Traz também nos cabelos o luar e deixa que o veneno da poesia nos envenene aos dois em sintonia, como exige o mistério do lugar..

Em BEJA

Que envenene o que quiser no círculo dele, mas o que a criatura diz, salvo alguma...

Em O INDEFECTÍVEL

envenene A alma, evocando coisas líricas de outono ..

Em luaeviolao.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Fazer de propósito ou fazer com propósito?
As expressões de propósito e com propósito têm significados distintos. A primeira significa “de modo premeditado ou intencional” (ex.: ofendeu-o de propósito) e a segunda significa “com um objectivo específico” (ex.: foi com propósito que se lançou ao trabalho; ajudou-a com propósito de lucro).



Encontramos por vezes escrito portofólio ou portofolio e portefólio ou portefolio. Confuso? Bastante. Mas, na verdade a professora de português da minha filha (no 5.ºano) sugere portofolio. Ora acontece que a mim não me soa nada bem... Podiam-me dar uma ajuda?
A questão colocada diz respeito a uma adaptação ao português de uma palavra estrangeira, portfolio, importada do inglês. Esta palavra pode ser usada na sua forma original (portfolio, sem acento), mas já há algumas propostas de aportuguesamento da sua ortografia.

Tanto o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, como o Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, propõem o aportuguesamento com a forma portefólio. O Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista também a forma portefólio, remetendo-a para portfólio, num aportuguesamento menos consensual (com um grupo consonântico -rtf- inexistente noutras palavras portuguesas).

Há ainda uma outra forma, porta-fólio, registada há mais tempo (por exemplo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, de 1913, ou no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, de 1966), mas porventura muito menos frequente para os sentidos mais usuais na actualidade, ligados a um conjunto de imagens ou ao suporte que reúne essas imagens. Dos dicionários referidos, o Houaiss regista esta forma, mas não com os sentidos mencionados e o da Porto Editora remete simplesmente para a forma portfólio, que considera preferencial.

Não surgem registadas em nenhuma obra de referência as formas portofolio ou portofólio, nem a sua formação faz qualquer sentido do ponto de vista etimológico.

Qualquer destas variantes é usada com os sentidos de "carteira para guardar documentos"; "dossiê com informação para apresentar um produto ou uma pessoa profissionalmente"; "carteira de títulos de um investidor".

pub

Palavra do dia

zi·mo·lo·gi·a zi·mo·lo·gi·a


(grego zúme, -es, levedura + -logia)
nome feminino

1. Parte da química que se dedica ao estudo da fermentação.

2. Tratado da fermentação.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/envenene [consultado em 28-09-2022]