Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
entornoentorno | s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de entornarentornar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

en·tor·no |ô| en·tor·no |ô|
(derivação regressiva de entornar)
nome masculino

1. Acto ou efeito de entornar.

2. Área à volta de uma povoação ou de uma cidade. = ARREDORES, CERCANIA, SUBÚRBIO

3. Espaço adjacente que rodeia uma construção.

4. [Matemática]   [Matemática]  Conjunto dos pontos que se encontram ao redor de determinado ponto.

Plural: entornos |ô|.Plural: entornos |ô|.

en·tor·nar en·tor·nar - ConjugarConjugar
(en- + torno + -ar)
verbo transitivo

1. Inclinar (um vaso) para principiar a esvaziá-lo.

2. Derramar, verter.

3. [Figurado]   [Figurado]  Transtornar, deitar a perder.

verbo transitivo e intransitivo

4. [Informal]   [Informal]  Beber muito e depressa.

verbo pronominal

5. Derramar-se, verter-se.

6. Cair (uma vasilha) para o lado.

7. Gorar-se, perder-se (um negócio).

Confrontar: entronar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "entorno" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.
Na questão que nos coloca, o verbo dever comporta-se como um verbo modal, pois serve para exprimir necessidade ou obrigação, e como verbo semiauxiliar, pois corresponde apenas a alguns dos critérios de auxiliaridade geralmente atribuídos a verbos auxiliares puros como o ser ou o estar (sobre estes critérios, poderá consultar a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria, pp. 303-305). Neste contexto, o verbo dever pode ser utilizado com ou sem preposição antes do verbo principal (ex.: ele deve ser rico = ele deve de ser rico). Há ainda autores (como Francisco Fernandes, no Dicionário de Verbos e Regimes, p. 240, ou Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, p. 232) que consideram existir uma ligeira diferença semântica entre as construções com e sem a preposição, exprimindo as primeiras uma maior precisão (ex.: deve haver muita gente na praia) e as segundas apenas uma probabilidade (ex.: deve de haver muita gente na praia). O uso actual não leva em conta esta distinção, dando preferência à estrutura que prescinde da preposição (dever + infinitivo).



Muitas vezes constato, ao ver televisão, que alguns jornalistas dizem, dirigindo-se para o entrevistado: "Obrigado por ter aceite o nosso convite..". Outros dizem: "Obrigado por ter aceitado o nosso convite...". Em qual das situações a pergunta está bem formulada?
Nos verbos que admitem particípios passados regulares e irregulares, a forma regular – terminada em -ado (para a 1.ª conjugação) ou -ido (para as 2.ª e 3.ª conjugações) – é habitualmente usada com os auxiliares ter e haver para formar tempos compostos (ex.: obrigado por ter aceitado o nosso convite) e as formas do particípio irregular são maioritariamente usadas com os auxiliares ser e estar para formar a voz passiva (ex.: a nossa proposta foi aceite).

Para além das formas aceitado e aceite, o verbo aceitar admite ainda aceito como forma irregular do particípio passado, apesar de esta forma ser mais usada no português do Brasil (ex.: as nossas propostas foram aceitas).

pub

Palavra do dia

des·fas·ti·o des·fas·ti·o
(des- + fastio)
nome masculino

1. Recuperação do apetite. = APETITE

2. [Informal]   [Informal]  Bom humor. = DESENFADO, GRAÇA

3. [Informal]   [Informal]  Acto de distrair ou de se distrair (ex.: acompanhou-o no passeio, para desfastio; lia uma revista, por desfastio). = DISTRACÇÃO


AntónimoAntônimo Geral: FASTIO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/entorno [consultado em 23-11-2020]