Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

entrono

1ª pess. sing. pres. ind. de entronarentronar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

en·tro·nar en·tro·nar

- ConjugarConjugar

(en- + trono + -ar)
verbo transitivo

Pôr no trono. = ENTRONIZAR

Confrontar: entornar.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...mas inequivocamente expressiva), guarda muitas similaridades com o aquele que o Brasil viveu no entrono do ano de 1968..

Em www.robertomoraes.com.br

...proprietários se insurgiram contra a transferência das posses de pequenos proprietários da região do entrono do Porto do Açu, em favor da Codin que numa triangulação, para lá de...

Em www.robertomoraes.com.br

Durante a manifestação na avenida radial e no entrono da UERJ houve violência por parte da polícia e do Batalhão de Choque..

Em www.robertomoraes.com.br

Além de ver o território em parte do entrono do porto, eu tive oportunidade de circular por embarcações por mais de 30

Em www.robertomoraes.com.br

Depois entrono portal do tempo e

Em vpfernandes.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Está correto escrever numa tela de entrada de dados: nome do autorizante, matrícula do autorizante, endereço do autorizante? Não seria do autorizador ou autorizado?
Apesar de a palavra autorizante não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a sua formação é regular (adjunção do sufixo -ante ao verbo autorizar), pelo que o seu uso é possível.

O sufixo -ante é bastante produtivo na língua portuguesa, usando-se, tal como o sufixo -dor, para designar ou qualificar o agente da acção (ex.: acusador/acusante, maçador/maçante, ocupador/ocupante), como substantivo (ex.: o acusante terá de provar a acusação, ele é um maçador) ou como adjectivo (ex.: conversa maçadora, força ocupante).

pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/entrono [consultado em 28-11-2022]