Significado de entojem-vo-lo

    A forma entojem-vo-lopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de entojarentojar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de entojarentojar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    entojarentojar
    ( en·to·jar

    en·to·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Causar nojo ou repugnância a. = ENJOAR, ENOJAR

    etimologiaOrigem:alteração de antojar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    entojado | adj.

    Que se entojou ou sentiu nojo ou repugnância....


    enfado | n. m.

    Sentimento desagradável proveniente de desgosto ou contrariedade....


    entojo | n. m.

    Ato ou efeito de entojar....


    entojar | v. tr.

    Causar nojo ou repugnância a....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "entojem-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.