Significado de engastem-no-los

    A forma engastem-no-lospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de engastarengastar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de engastarengastar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    engastarengastar
    ( en·gas·tar

    en·gas·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Joalharia] [Joalheria] Inserir e fixar pedras preciosas ou materiais nobres; meter em engaste. = CRAVAR, EMBUTIR, ENCASTOAR

    etimologiaOrigem:talvez do espanhol engastar, do latim tardio incastro, -are, encaixar, incorporar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "engastem-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    encastoado | adj.

    Engastado; cravado (pedras preciosas ou suas imitações)....


    engastado | adj.

    Embutido em aros de metal....


    engaste | n. m.

    Ato de engastar....


    rebarba | n. f.

    Parte saliente....


    engastador | adj. n. m.

    Que ou aquele que engasta....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "engastem-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Hoje em dia escuto muito, em resposta a um obrigada: ‘’obrigado eu’’. Não me soa bem e acho que está errado. Tenho razão?