Significado de encrenca-se-ma

    A forma encrenca-se-mapode ser [feminino singular de encrencaencrenca], [masculino e feminino singular de encrencaencrenca], [segunda pessoa singular do imperativo de encrencarencrencar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de encrencarencrencar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encrencarencrencar
    ( en·cren·car

    en·cren·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou tornar-se complicado.

    2. Colocar ou colocar-se em dificuldades.

    verbo transitivo e intransitivo

    3. Criar confusão ou tumulto.

    verbo intransitivo

    4. Ter uma avaria ou mau funcionamento.

    etimologiaOrigem:talvez de encrenca + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    encrencaencrenca
    ( en·cren·ca

    en·cren·ca

    )

    nome feminino

    1. Situação difícil ou complicada. = COMPLICAÇÃO, DIFICULDADE, EMBARAÇO

    2. Estado de desordem ou confusão.

    nome masculino

    3. Indivíduo que complica tudo. = ENCRENQUEIRO

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    encrenqueiro | adj. n. m.

    Que ou aquele que causa encrencas (ex.: pessoa encrenqueira; este encrenqueiro já arranjou problemas outra vez)....


    encrenca | n. f. | n. m.

    Situação difícil ou complicada....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encrenca-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?