PT
BR
Pesquisar
Definições



encolha

A forma encolhapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de encolherencolher], [terceira pessoa singular do imperativo de encolherencolher], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de encolherencolher] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encolhaencolha
|ô| |ô|
( en·co·lha

en·co·lha

)


nome feminino

1. Encolhimento.

2. Acanhamento.

3. Timidez.

4. Calar-se; não dizer o seu parecer.


nas encolhas

Calado e quieto.

encolherencolher
|ê| |ê|
( en·co·lher

en·co·lher

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Encurtar (contraindo).

2. Restringir.

3. Acanhar, tornar tímido.


verbo pronominal

4. Fazer-se pequeno.

5. Moderar-se.

6. Não manifestar a sua opinião.

7. Ter timidez.

8. Mostrar-se resignado.

9. Não entrar em despesas.

encolhaencolha

Auxiliares de tradução

Traduzir "encolha" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).