Significado de encasule-se-tas

    A forma encasule-se-taspode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de encasularencasular], [terceira pessoa singular do imperativo de encasularencasular] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de encasularencasular].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encasularencasular
    ( en·ca·su·lar

    en·ca·su·lar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Formar casulo.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    encasulado | adj.

    Que está envolto ou metido dentro de um casulo (ex.: trigo encasulado)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "encasule-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Seria possível esclarecerem-me quanto à seguinte dúvida? Diz-se impresso/imprimido? E morto/morrido/matado?
      Sei que só se pode usar cada uma das conjugações com uma forma dos verbos ser/estar/ter (este último não tenho a certeza). Com quais formas posso usar? Qual a regra gramatical?