PT
BR
Pesquisar
Definições



emularíamos

A forma emularíamosé [primeira pessoa plural do condicional de emularemular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
emularemular
( e·mu·lar

e·mu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Imitar por emulação.

2. Ter emulação de alguém.

3. Fazer o possível por igualar ou exceder a.

4. [Informática] [Informática] Permitir que um programa ou dispositivo utilize programas concebidos para outro tipo de sistemas.

etimologiaOrigem etimológica: latim aemulor, -ari, procurar imitar, ser rival de, ter inveja a.
iconeConfrontar: imolar.
emularíamosemularíamos

Auxiliares de tradução

Traduzir "emularíamos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.