Significado de empoava-se-mo

    A forma empoava-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de empoarempoar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de empoarempoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    empoarempoar
    ( em·po·ar

    em·po·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cobrir com pó.

    2. Polvilhar; empoeirar.

    3. Sujar com pó.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "empoava-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desempoar | v. tr.

    O mesmo que desempoeirar....


    empoar | v. tr.

    Cobrir com pó....


    enfarinhar | v. tr. | v. pron.

    Polvilhar com farinha....


    desempoeirar | v. tr. e pron.

    Limpar ou limpar-se do pó....


    despoeirar | v. tr. e pron.

    Limpar ou limpar-se do pó....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "empoava-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?