PT
BR
Pesquisar
Definições



ecrã

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ecrãecrã
( e·crã

e·crã

)


nome masculino

1. Superfície, geralmente branca, na qual se projectam vistas fixas ou animadas. = PANTALHA, TELA

2. [Electricidade, Mecânica] [Eletricidade Mecânica] [Eletricidade, Mecânica] Superfície fluorescente sobre a qual se forma a imagem nos tubos catódicos (televisão, informática, etc.).

3. [Fotografia] [Fotografia] Peça destinada a alterar a luz. = FILTRO


ecrã catódico

Terminal de um computador, capaz de afixar caracteres alfanuméricos ou traçados gráficos num tubo de raio catódico.

grande ecrã

O cinema ou a arte cinematográfica.

pequeno ecrã

A televisão.

etimologiaOrigem etimológica:francês écran.

vistoPlural: ecrãs.
iconPlural: ecrãs.
ecrãecrã

Auxiliares de tradução

Traduzir "ecrã" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.