PT
BR
Pesquisar
Definições



duvide

A forma duvidepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de duvidarduvidar], [terceira pessoa singular do imperativo de duvidarduvidar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de duvidarduvidar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
duvidarduvidar
( du·vi·dar

du·vi·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter (alguma coisa) em dúvida.

2. Não estar convencido de.


verbo intransitivo

3. Estar em dúvida.

4. Temer, recear.

5. Desconfiar, nutrir suspeitas.

6. Não ter confiança em.

7. Questionar.

etimologiaOrigem etimológica:latim dubito, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "duvide" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.