Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
do ut desdo ut des | loc.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

do ut des
(locução latina que significa "dou para que [me] dês")
locução

Expressão equivalente à fórmula popular: Toma lá, dá cá.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "do ut des" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.




Como se abrevia a palavra atenciosamente? Perguntei para vários professores de língua portuguesa e recebi diversas respostas, tais como: "at.", "att.", "atte." ou "at.te". Até teve uma professora que me disse que a palavra atenciosamente não aceita abreviatura, que seria incorreto qualquer tipo de abreviatura para a palavra atenciosamente. Afinal, qual é a forma correta de abreviar a palavra?
O advérbio atenciosamente é usado como fórmula respeitosa de conclusão em cartas ou documentos similares, normalmente seguido de vírgula antes da assinatura. Abrevia-se usualmente em At.te, apesar de ser frequente a utilização da abreviatura At.te, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha. Esta abreviatura é comum à do advérbio atentamente, usado no mesmo contexto e com o mesmo significado.

A ortografia das abreviaturas não está regulamentada por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia, pelo que resulta normalmente de convenções e do uso generalizado. Por este motivo, são possíveis e comuns outras abreviaturas para a mesma palavra, como é o caso de Att. ou At., sem que com isso o utilizador da língua cometa alguma incorrecção. O único inconveniente resultante do uso de abreviaturas, sobretudo quando são pouco usuais, pode ser a incompreensão por parte do receptor da mensagem.

pub

Palavra do dia

isc·no·fo·ni·a isc·no·fo·ni·a
(grego iskhnofonía, -as, hesitação do discurso)
substantivo feminino

Fraqueza da voz.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/do%20ut%20des [consultado em 24-01-2020]