PT
BR
Pesquisar
Definições



distração

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
distracçãodistraçãodistração
|àç| |àç| |àç|
( dis·trac·ção dis·tra·ção

dis·tra·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de distrair ou de se distrair. = DISTRAIMENTO

2. Acção de pessoa distraída. = DISTRAIMENTO

3. Falta de atenção.

4. Irreflexão.

5. Esquecimento.

6. Concentração de espírito.

7. Abstracção.

8. Divertimento, recreio.

9. Desvio de valores.

10. Divisão ou separação do que estava junto ou concentrado.

etimologiaOrigem etimológica:latim distractio, -onis, divisão, separação, discórdia, desunião.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: distração.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: distracção.
grafiaGrafia no Brasil:distração.
grafiaGrafia em Portugal:distracção.
distraçãodistração


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.