PT
BR
Pesquisar
Definições



discriminámos

Será que queria dizer discriminamos?

A forma discriminámosé [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de discriminardiscriminar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
discriminardiscriminar
( dis·cri·mi·nar

dis·cri·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Estabelecer diferenças. = DESTRINÇAR, DIFERENÇAR, DISCERNIR, DISTINGUIR

2. Colocar algo ou alguém de parte. = SEPARAR

3. Tratar de modo desigual ou injusto, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religiosa, étnica, etc.


verbo pronominal

4. Afastar-se ou colocar-se à parte.

etimologiaOrigem etimológica:latim discrimino, -are.
Confrontar: descriminar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "discriminámos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.