PT
BR
Pesquisar
Definições



direitos

A forma direitospode ser[adjectivoadjetivo], [advérbio], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
direitodireito
( di·rei·to

di·rei·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que corresponde à distância mais curta entre dois pontos. = RECTO

2. Sem curvas nem irregularidades.SINUOSO, TORTO

3. Que fica à direita.ESQUERDO

4. Que está de pé. = APRUMADO

5. [Figurado] [Figurado] Justo, recto; acertado.

6. Que está bem, que está como é devido.


advérbio

7. Em linha recta.

8. De forma directa; sem desvios.

9. De maneira considerada correcta.


nome masculino

10. O que pode ser exigido em conformidade com as leis ou a justiça.

11. Faculdade, prerrogativa, poder legítimo.

12. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Conjunto de normas e princípios legais que regulam as relações dos indivíduos em sociedade.

13. Lado principal.AVESSO

direitos


nome masculino plural

14. Imposto, taxa (ex.: pagar direitos).


direito administrativo

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam o funcionamento e a organização da Administração Pública, bem como o seu relacionamento com os cidadãos.

direito assistencial

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito previdenciário.

direito autoral

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos autorais.

direito canónico

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de leis que regulam a disciplina eclesiástica.

direito civil

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os direitos e as obrigações dos indivíduos, a sua pessoa, os bens e a propriedade.

direito comum

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de princípios e normas que se aplicam à generalidade dos casos em sociedade, em colectividade.

direito constitucional

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam a estrutura do Estado e definem as funções e os limites dos órgãos do poder político.

direito criminal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito penal.

direito da família

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos familiares.

direito das gentes

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito internacional público.

direito de antena

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Tempo de transmissão na rádio e televisão públicas a que têm direito os partidos políticos ou determinadas associações.

direito de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos de autor.

direito de propriedade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Direito que o homem tem de conservar o que lhe pertence e de apropriar-se daquilo que outrem lhe cede legalmente ou que adquire sem contestação.

direito internacional privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os conflitos emergentes de relações jurídicas privadas internacionais.

direito internacional público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre diferentes estados soberanos.

direito natural

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios considerados primordiais e baseados na natureza humana, considerados anteriores à teoria jurídica. = JUSNATURALISMO

direito penal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as penas a aplicar em relação aos crimes e delitos.

direito previdenciário

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos em relação à previdência social ou à segurança social.

direito privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege as relações entre particulares.

direito público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege a organização do Estado, as entidades públicas e as suas relações com os cidadãos.

direitos autorais

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

direitos de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Montante que um autor recebe pela comercialização da sua obra.

direitos de cidade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que foros de cidade.

direitos políticos

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Aqueles com que o cidadão intervém nos negócios públicos.

etimologiaOrigem etimológica:latim directus, -a, -um, em linha recta.

Auxiliares de tradução

Traduzir "direitos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.
Na questão que nos coloca, o verbo dever comporta-se como um verbo modal, pois serve para exprimir necessidade ou obrigação, e como verbo semiauxiliar, pois corresponde apenas a alguns dos critérios de auxiliaridade geralmente atribuídos a verbos auxiliares puros como o ser ou o estar (sobre estes critérios, poderá consultar a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria, pp. 303-305). Neste contexto, o verbo dever pode ser utilizado com ou sem preposição antes do verbo principal (ex.: ele deve ser rico = ele deve de ser rico). Há ainda autores (como Francisco Fernandes, no Dicionário de Verbos e Regimes, p. 240, ou Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, p. 232) que consideram existir uma ligeira diferença semântica entre as construções com e sem a preposição, exprimindo as primeiras uma maior precisão (ex.: deve haver muita gente na praia) e as segundas apenas uma probabilidade (ex.: deve de haver muita gente na praia). O uso actual não leva em conta esta distinção, dando preferência à estrutura que prescinde da preposição (dever + infinitivo).



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".