PT
BR
Pesquisar
Definições



diferençara

Será que queria dizer diferençará?

A forma diferençarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de diferençardiferençar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de diferençardiferençar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
diferençardiferençar
( di·fe·ren·çar

di·fe·ren·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Fazer ou estabelecer diferença ou distinção entre; tornar ou tornar-se diverso (ex.: muitas coisas diferençam os dois partidos; essas flores diferençam-se das outras pela cor). = DISTINGUIR


verbo transitivo

2. Perceber ou ver nitidamente (ex.: não conseguia diferençar as letras ao longe). = DISCRIMINAR, DISTINGUIR, RECONHECER

3. [Matemática] [Matemática] Achar a diferencial de.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DIFERENCIAR

etimologiaOrigem etimológica:diferença + -ar.

diferençaradiferençara

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.