PT
BR
Pesquisar
Definições



deturpação

A forma deturpaçãopode ser [derivação feminino singular de deturpardeturpar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
deturpaçãodeturpação
( de·tur·pa·ção

de·tur·pa·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de deturpar.

etimologiaOrigem etimológica: deturpar + -ção.
deturpardeturpar
( de·tur·par

de·tur·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Desfigurar; desvirtuar; malsinar.

2. Dar mau emprego a; empregar erroneamente.

3. Corromper.

4. Estragar.

5. Viciar; manchar, conspurcar.

etimologiaOrigem etimológica: latim deturpo, -are, tornar feio, desfigurar, manchar, desonrar.
deturpaçãodeturpação

Auxiliares de tradução

Traduzir "deturpação" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).