Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

truz

truztruz | interj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

truz truz


(origem onomatopaica)
interjeição

1. Imitativa do ruído da queda de um corpo ou da detonação de uma arma de fogo.

nome masculino

2. Pancada.


de truz
Muito bom ou que causa sensação. = DE ARROMBA, EXCELENTE

Plural: truzes.Plural: truzes.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de costas, a casa voltarmos a sós de vez ao anis mais capaz de, truz !!

Em daniel abrunheiro

" É uma exigência justa mas é uma exigência de truz

Em De Rerum Natura

...de pioneiro solitário no desvendar de Portugal aos portugueses é cometer outra injustiça de truz : então o Antero das Causas da Decadência dos Povos Peninsulares , o Eça,...

Em De Rerum Natura

...Meto-me dentro dela E tapo-me muito bem, Então a morte passa e diz: - Truz , truz

Em De Rerum Natura

Os meus vizinhos estão a sair-se melhor que a encomenda... portanto a saga vizinhança vai continuar por aqui. Ontem estava eu a arrastar-me de manhã por casa entre o leite com café e um programa qualquer quando o vizinho VA me mandou uma mensagem a desejar uma boa Páscoa. Eu agradeci e retribuí e entretanto entrou outra…

Em Mergulhos fonol
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/truz [consultado em 27-07-2021]